Bbbrrrrrrr….Está frio! Vamos aquecer?
Saiba três formas através das quais o Yoga ajuda a combater o frio.
Todos nós temos um termostato biológico que controla a temperatura do nosso corpo, que é o (complexo hipotálamo-hipófise) hipotálamo, uma pequena porção do encéfalo, que ocupa uma área especial do nosso cérebro mamífero.
É interessantíssimo perceber que quando estamos com frio, os tão familiares tremores, mais concretamente, os estímulos nervosos para a contração dos músculos, têm como função auxiliar a gerar calor no corpo. Portanto, quando voltarmos a sentir esses tremores já sabemos que tudo começou no nosso hipotálamo e que servem para aquecermos.
De uma forma natural, somos dotados de mecanismos de termorregulação, isto é, mecanismos de regulação e manutenção da temperatura interna do organismo, da temperatura corporal. Esses mecanismos são essenciais para manter a homeostase, a tão falada estabilidade fisiológica.
Quando praticamos Yoga, no Inverno, é fundamental vestirmos um equipamento adequado para a época, e nos momentos mais relaxantes da sessão devemos reforçar a proteção do tronco, bem como dos pés de forma a evitar o arrefecimento do corpo.
Com uma prática regular do Yoga podemos destacar três formas através das quais reforçamos mecanismos de termorregulação, quando está mais frio:
1️⃣ estudos indicam que a prática do Yoga aumenta os níveis de serotonina, uma hormona que também intervém no controle da temperatura corporal;
2️⃣ na execução das posições, pelo facto de as mesmas serem mantidas durante alguns instantes, promovemos um aumento da temperatura corporal através de um tipo de contrações isométricas dos músculos;
3️⃣ na respiração otimizada do Yoga aumentamos a oxigenação celular, a produção de energia e por sua vez aumentamos a temperatura do corpo.
Vamos promover o incremento do processo de homeostase nestes dias mais frios? ?
Então vamos praticar!
Marta Silva e Hugo Oliveira
Blog/Site | Facebook | Instagram | YouTube | PodCasts | Ebook Prevenir Exasutão
Que artigo inspirador para a prática!
De facto, habituados ao conforto, estranhamos o frio. E por isso vestimos a nossa roupa mais quente, aceleramos os nossos movimentos ou tomamos as bebidas aquecidas.
Mas também o yoga é eficaz para aumentar a temperatura. Assim o sinto na prática de Kapalabhati ou em Kumbhakasana, quando energizo o meu corpo. Pouco depois de iniciar a sessão, deixo de sentir frio. Mergulho no conforto do meu interior… E sinto-me bem!