yoga coimbra botanico

Marta

Hugo

Olá! Somos a Marta e o Hugo, um casal que desde 2011 decidiu empreender na área do bem-estar, como profissionais de Yoga e Pilates (mais recentemente), investindo paralelamente em formação académica superior.

Como trabalhadores-estudantes, com uma agenda de trabalho exigente e sujeitos a níveis elevados de stresse, condicionados, por vezes, a posições sedentárias, criámos um conjunto de estratégias que nos permitem melhorar a rentabilidade e a postura laboral.

Nos últimos anos, com a especialização do nosso trabalho, temos sido procurados por empresas, professores, estudantes e outros profissionais que demonstram interesse em prevenir a rigidez muscular e a falta de concentração. Foi nessa altura que decidimos criar programas de prevenção do cansaço e falta de atenção, tendo por base o nosso conhecimento em Yoga e Pilates.

No âmbito da prestação dos nossos serviços temos tido vários parceiros, entre eles a Universidade de Coimbra, a Liga dos Pequeninos – Hospital Pediátrico de Coimbra, a ESTeSC – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e a KAMAE – empresa de marketing e software.

Estes programas podem ser aplicados de duas formas: em ambiente de aula de Yoga ou no local de trabalho, com micro pausas.

“Importamo-nos em contribuir para um futuro melhor, acreditamos que existem várias formas de o fazer, no nosso caso escolhemos contribuir providenciando e motivando a prática do Yoga.” – Marta e Hugo

Após a realização das nossas formações em Yoga (em 2007) desenvolvemos especial interesse no aprofundamento dos estudos e literatura relacionada com a aplicação da  biomecânica corporal nas posições do Yoga, nomeadamente os planos e eixos do corpo humano e o centro de gravidade/massa (intercessão dos planos), com vista a potenciar a transmissão correta das posições (Ásana); a facilitar a deteção das incorreções na construção das mesmas; e principalmente a ajudar os praticantes a compreender e tomar consciência de uma correta postura corporal.

Conscientes da necessidade de formação ao longo da vida, temos investido regularmente tempo no estudo dos conhecimentos teórico-práticos do Yoga e Pilates (em 2020), de forma a garantir qualidade na realização das atividades e apresentações que realizamos. Com vista à valorização pessoal e profissional, frequentámos a Formação Pedagógica de Formadores (em 2017) e frequentamos atualmente a Licenciatura em Psicologia e Fisiologia Clínica, respetivamente.

Porque é preciso tempo para aprender, ao longo destes anos, participámos em vários Congressos e Colóquios do Yoga, ao nível nacional e internacional, nomeadamente na Índia, Itália, Alemanha e Espanha. Estas experiências muito têm contribuído para um incremento de conhecimentos e competências importantes nos nossos processos de crescimento profissional; no aumento da confiança no trabalho que realizamos, e; na aquisição de novas perspetivas, descobrindo novos métodos que têm permitido fazer ligações entre as novas ideias e as já existentes.

A atuação e trabalho que realizamos é independente de qualquer instituição, ou organização do Yoga, tendo inclusive optado, no final de 2016, por nos desvincular da instituição (CONPORYO), onde realizámos os primeiros estudos na área do Yoga.

A Nossa Missão

O Yoga Coimbra está em funcionamento desde 2011, tendo como diretores Marta Silva e Hugo Oliveira – professores do Yoga e Pilates. O método de Yoga que promovemos – Yoga multidisciplinar – é adaptado aos objetivos dos dos praticantes, grupos ou empresas que nos procuram. Realizamos programas de Yoga específicos; aulas práticas; eventos e atividades públicas; videoconferências temáticas; demonstrações e apresentações.

O Yoga Coimbra para além de ser uma marca registada e um estúdio de prática, tem uma missão.

A nossa missão é:

  • ajudar os praticantes a manter a eficiência e concentração num dia de trabalho exigente, prevenindo a tensão no corpo e o desgaste mental, para que possam chegar ao final de um dia de trabalho ainda com energia e disposição;
  • gerar bem-estar e reforçar uma condição saudável do praticante, contribuindo para a sua estabilidade física e mental, contribuindo para um maior rendimento nas diversas tarefas do dia a dia.