Respire mais e melhor

Respire mais e melhor - Marta e hugo - www.YogaCoimbra.com

Vamos supor o cenário de existir um dispositivo que nos poderia ajudar a influenciar, de forma relativamente eficaz, o nosso estado mental e condição física. Por exemplo, de agitado para focado e com clareza, ou de sensação de cansaço para uma resposta muscular ágil e energética.

Agora imagine que lhe seria dado acesso total a esse dispositivo, sem restrições de horário, com total liberdade. Acrescendo ainda o facto de o poder utilizar em qualquer lugar e de forma discreta.

Perante esta proposta ocorre-nos que o nosso dia poderia correr bem melhor! Concorda?

A verdade é que este “dispositivo” está à nossa inteira disposição, 24h por dia – a respiração! Estudos apontam que a forma como respiramos pode estar relacionada as transformações anteriormente descritas, entre outras.

Hoje em dia a forma como respiramos é considerada tão importante como a qualidade da nossa alimentação.

A respiração constitui-se por um processo vital, pois as células do nosso corpo, para manterem a sua função, precisam de oxigénio. Raramente pensamos na respiração e para que ela aconteça é exigido um enorme e coordenado esforço do nosso organismo. Só para termos uma ideia, para que o oxigénio seja devidamente distribuído, são utilizados milhões de glóbulos vermelhos por segundo.

No Yoga, o facto de treinarmos a respiração de uma forma consciente, permite-nos influenciar positivamente a nossa saúde física e mental, mais concretamente, ajuda-nos na autorregulação do ritmo respiratório e cardíaco gerindo assim, de uma forma mais sábia e consciente, as respostas fisiológicas ativadas por fatores de stresse e ansiedade.

Nas últimas décadas os exercícios respiratórios do Yoga têm despertado interesse na comunidade científica o que é ótimo, pois desta forma têm-se vindo a comprovar alguns dos inúmeros benefícios destas técnicas praticadas, há milhares de anos.

Há especialistas que afirmam que, através determinados padrões respiratórios, podemos reduzir a incidência e os sintomas de muitas das doenças modernas.

O trabalho de respiração coordenada e consciente tem a capacidade de nos ajudar a superar os desafios com clareza. Só depende de nós respirar melhor. A respiração faz parte da vida, a respiração consciente e otimizada melhora a nossa vida.

Se podemos influenciar a nossa saúde através da respiração, que tal aprendermos a respirar mais e melhor? Para começar inspire bem e expire devagar, agora feche os olhos e repita três vezes.

Não ignore o facto de, caso considerar que algo não está bem com o seu sistema respiratório, procurar a opinião de um médico.

Deixe-nos o seu comentário, partilhe connosco o que sente em relação à sua respiração.
Estamos à sua espera!
Marta e Hugo

Blog/Site | Facebook | Instagram | PodCasts | YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *