Equilíbrio ou falta dele!? “O mais difícil para mim é o equilíbrio!” Esta é a expressão comumente transmitida pelos novos praticantes de Yoga. Na sessão seguinte, quando regressam comentam que em casa repetiram, as posições de equilíbrio, e que conseguiram permanecer mais tempo. Porquê? Grande parte das vezes é porque treinaram as posições com calçado, enquanto nas sessões de Yoga estão descalços.
Mas, faz diferença para o equilíbrio estarmos calçados ou descalços? SIIIMMM !!!
O equilíbrio também é influenciado por fatores externos, mas depende acima de tudo do funcionamento sincronizado de um conjunto de sistemas do nosso corpo, como uma orquestra.
Agora, a boa notícia para todos é que, se estivermos saudáveis, a “sintonia fina” envolvida no processo de equilíbrio pode ser desenvolvida através da repetição, culminando numa automatização em que se torna fácil e simples manter a postura em questão.
Nos nossos programas de prática de Yoga damos uma atenção especial ao desenvolvimento do equilíbrio. Estamos à sua espera para praticar. De que é que está à espera para se juntar à nossa turma?
Até lá, deixamos aqui uma sugestão, da próxima vez que fizer uma posição de equilíbrio procure estabilizar o olhar num ponto concreto.
Deixe-nos o seu comentário, partilhe connosco o que sente em relação ao seu equilíbrio.
Conte connosco para cuidar de si.
Marta e Hugo
Blog/Site | Facebook | Instagram | YouTube | PodCasts | Ebook Prevenir Exasutão